Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Condenado após defender bebê em gestação, padre é homenageado na Câmara dos Deputados

Padre Luiz Carlos Lodi

Pró-Vida de Anápolis | Facebook

Pe. Luiz Carlos Lodi e mães apoiadas pela Associação Pró-Vida de Anápolis

Reportagem local - publicado em 05/08/22

O pe. Lodi defendeu a vida de uma bebê em gestação num caso muito complexo e doloroso ocorrido em 2005; solicitou que a lei fosse cumprida e foi atendido pela justiça, mas a mesma justiça resolveu depois condená-lo

Condenado por defender a vida de uma bebê em gestação num caso dramático registrado em 2005, o padre Luiz Carlos Lodi recebeu uma homenagem na Câmara dos Deputados neste dia 1º de agosto de 2022.

Presidente da Associação Pró-Vida de Anápolis, GO, o pe. Lodi é jurista e teólogo e mantém há décadas um dos mais atuantes apostolados do Brasil em defesa do nascituro e das gestantes que sofrem pressão ideológica para abortar.

O dramático caso da bebê Geovana

Em 2008, o sacerdote foi condenado pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) a pagar uma indenização pelas suas ações em defesa da vida de Geovana, uma bebê em gestação. O caso havia ocorrido em outubro de 2005, quando o pe. Lodi conseguiu uma liminar para impedir o aborto da nascitura que tinha a síndrome de “Body Stalk”, caracterizada pelo cordão umbilical curto e pela parede abdominal aberta, condição que deixa os órgãos internos expostos.

A mãe da criança conseguiu na Justiça a autorização para abortar, já que, segundo os médicos, a bebê não teria condições de viver fora do útero. Enquanto a gestante tomava a medicação abortiva, o pe. Lodi obteve um habeas corpus em favor de Geovana. Com a interrupção do procedimento abortivo, a bebê nasceu oito dias depois, vindo a falecer duas horas após o parto.

Certamente, tratava-se de um caso extremamente complexo e doloroso para a família e, em particular, para a mãe. Independentemente de quaisquer fatores morais, o pe. Lodi se baseou na própria legislação brasileira, que não dava amparo legal específico à indução de um bebê em gestação à morte por causa de malformações. Aliás, em 2005 a legislação brasileira não permitia o aborto nem sequer em casos de anencefalia, situação que o Supremo Tribunal Federal (STF) legalizaria em 2012, com a ADPF 54. Foi com base no cenário de 2005 que o desembargador Aluísio Ataídes da Silva concedeu o habeas corpus solicitado pelo pe. Lodi, em conformidade com a legislação.

O sacerdote, no entanto, foi processado e condenado pela sua ação em defesa da vida da bebê em gestação no caso de 2005. Ele teve os seus recursos rejeitados em 2020 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o que esgotou as possibilidades de novas apelações. Por conta de juros e correções, o valor da indenização que o pe. Lodi foi condenado a pagar chegou a 398 mil reais.

Dito de outra forma: o pe. Lodi foi condenado por sido atendido pela justiça em sua solicitação para que a legislação fosse cumprida. Recorde este caso complexo acessando o seguinte artigo:

Veja mais repercussões da condenação à época:

Ativismo jurídico em favor do aborto

A respeito das muitas decisões recentes da justiça em favor do aborto, o pe. Lodi afirma enfaticamente:

“A justiça está fazendo injustiça em relação à vida”.

E complementa:

“Estamos vendo uma situação inusitada: os juízes, que deveriam nos proteger, estão se arrogando como legisladores para fazer decisões com força de leis, iníquas e até contrárias à Constituição Federal”.

Homenagem na Câmara dos Deputados

Foi pela sua perseverante luta em defesa do nascituro que o padre Luiz Carlos Lodi recebeu a homenagem de 1º de agosto na Câmara, uma iniciativa da deputada Chris Tonietto (PL-RJ), defensora da aprovação, pelo Congresso, do Estatuto do Nascituro. A proposta defende o bebê em gestação em todas as situações, reconhecendo os seus direitos como pessoa. O pe. Lodi apoia publicamente a aprovação do estatuto:

“Seria uma bênção da qual nós precisamos”.

Tags:
AbortoIdeologiaJustiçaPolíticaVida
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia