Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

A importância de acreditar que a oração transforma tudo

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
Różaniec dzieci akcja modlitewna

Africa Studio | Shutterstock

Mário Scandiuzzi - publicado em 23/10/22

Dificilmente conseguiremos vencer os momentos difíceis se contarmos apenas com nossas forças. A oração deve ser a nossa arma

Tudo pode ser transformado pela oração. 

Essa frase exige de nós uma fé verdadeira no Deus que “fez o céu e a terra”. 

Deus é Todo Poderoso. Tudo foi feito pelo seu poder. É o princípio básico da nossa fé, com está na oração do Creio: “Creio em Deus Pai, Todo Poderoso, criador do céu e da terra”. 

A partir desta declaração de fé, podemos entender que Ele é o autor da vida e também pode realizar aquilo que para nós é considerado impossível. Quando o anjo Gabriel anunciou a Maria que ela seria a mãe do Salvador, disse: “porque a Deus nenhuma coisa é impossível” (Lucas, 37). 

Deus falou assim através do profeta Ezequiel: “Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espirito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne” (Ez 36, 26). 

Tudo tem solução

Muitas vezes pensamos que determinada situação não tem solução, na nossa limitação humana, não enxergamos uma saída. Mas Deus não nos abandona e quer a nossa salvação. 

No capítulo 37 do livro de Ezequiel, lemos que o profeta foi levado em espírito a uma planície coberta de ossos secos. Em seguida Deus disse: “ossos dessecados, escutai a palavra do Senhor: eis o que vos declara o Senhor Javé: vou fazer reentrar em vós o sopro da ida para vos fazer reviver. Porei em vós músculos, farei vir carne sobre vós, cobrir-vos-ei de pele; depois farei entrar em vós o sopro da vida, a fim de que revivais. E sabereis assim que eu sou o Senhor” (v. 4-6). 

Por mais difícil que seja o momento que atravessamos, devemos confiar que não estamos sozinhos e que Deus Todo Poderoso caminha ao nosso lado. Claro que dificilmente conseguiremos vencer se contarmos apenas com nossas forças. Podemos buscar forças na oração, na confissão, na comunhão.  

Jesus nos fortalece

É Jesus que vai nos fortalecer. O Filho de Deus que “se fez carne e habitou entre nós” é “o caminho, a verdade e a vida”. Por isso Ele disse: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque sou manso e humilde de coração, e achareis repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve” (Mateus 11, 28-30) 

Recorramos a Jesus, nosso Salvador, para que nos fortaleça em nossa caminhada. E lembremos, como escreveu São Paulo que “Tudo posso naquele que me conforta” (Filipenses 4, 13). Mas não é uma frase mágica. A nossa vida exige sacrifícios, exige muita luta para alcançarmos a vitória (e temos fé que ela é certa em Cristo). Mas estaremos mais fortes, mais preparados se perseverarmos ao lado de Jesus. Assim como Ele, teremos que passar pelo sofrimento, mas Ele permanece conosco, conforme nos prometeu, e nos dará a vitória. 

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
BíbliaOraçãoVida Cristã
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia