Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Rosário: nossa ligação direta com Jesus e Maria

ROSARY

Shutterstock | Maria Marganingsih

Mário Scandiuzzi - publicado em 23/10/22

A oração do Santo Rosário é a que mais nos aproxima de Nossa Senhora e também da Santíssima Trindade. Saiba como viver essa experiência

A oração do Santo Rosário é a que mais nos aproxima de Nossa Senhora e também da Santíssima Trindade. 

Se durante o Antigo Testamento Deus revelou sua palavra através dos profetas, o Novo Testamento nos traz o próprio Verbo Encarnado. E para esta missão, Deus não falou através dos profetas, mas contou com o “Sim” daquela que foi concebida sem pecado. Maria, a jovem prometida em casamento a José.  

Foi a ela que o anjo revelou o plano de Deus: “Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus” (Lucas 1, 31) 

Ali se realizou um dos grandes mistérios da nossa fé: “o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (João 1, 14). 

“Bendita é tu”

Grandeza que foi reconhecida por Isabel, quando saudou Maria dizendo: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre” (Lucas 1, 42). 

A oração da Ave-Maria é uma saudação àquela que foi concebida sem pecado e que, acima de tudo, serviu à Deus com amor e confiança. E honrando a mãe, honramos também o Pai, o Filho e o Espírito Santo. 

Ela que foi o maior exemplo de humildade, encontrou graça diante de Deus e colaborou com Ele na redenção dos homens, através de Jesus Cristo. 

Ela, que foi coberta pela sobra do Espírito Santo, tornou-se o primeiro tabernáculo de Jesus. 

E essa verdade de fé pode parecer de difícil compreensão, mas o Deus Todo Poderoso, quis se fazer um de nós, e assumiu em tudo, menos no pecado, a condição humana. Durante sua infância e até iniciar a vida pública, Jesus foi criado e educado por sua mãe. O Deus feito homem lhe foi obediente, tanto que seu primeiro milagre narrado no Evangelho de São João só se realizou pela intervenção dela (João 2, 1-12). 

Um pedido de Nossa Senhora

Quando rezamos o Rosário, estamos atendendo o pedido que Nossa Senhora nos faz em suas aparições: quer a conversão do mundo através da oração, da penitência. E quando meditamos os mistérios, contemplamos a vida de nosso Salvador. 

Nos mistérios Gozozos, o grande mistério da anunciação, o anúncio da chegada do Senhor, através da visita de Maria a Isabel, depois o nascimento de Jesus na gruta de Belém, a apresentação de Jesus e Maria no templo, obedecendo aos preceitos da lei, e a perda e o encontro do menino Jesus entre os doutores da lei. 

Nos mistérios Luminosos, podemos refletir sobre o batismo de Jesus, o primeiro milagre realizado nas bodas de Caná, o anuncio do Reino, a transfiguração no monte Tabor, e a última ceia, quando Jesus institui a Eucaristia. 

Os mistérios Dolorosos nos fazem meditar todo o sofrimento e a paixão de Nosso Senhor: a agonia no jardim das oliveiras, a prisão e os açoites sofridos, a coroação de espinhos, o longo caminho carregando a cruz até o Calvário e a morte na cruz. 

E, por fim, os mistérios Gloriosos, quando Jesus mostra que é mais forte que a morte. Ele venceu o pecado e ressuscitou para em seguida subir ao céu. E de lá, ao lado de Deus Pai, nos envia o Espírito Santo. E Maria, sua mãe é elevada ao céu e coroada como a Rainha de todos os santos e anjos. 

Caminho para Jesus e Maria

É assim que o Rosário nos faz visitar a vida de Jesus, honrando Maria, sua mãe e também nossa mãe, nossa intercessora, nossa medianeira.  

Que tal rezar o Rosário e viver em união com Nossa Senhora e a Santíssima Trindade? Faça essa experiência e viva a graça de ter uma ligação direta com a nossa mãe! 

Tags:
JesusMariaRosárioTerço
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia