Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Seis décadas da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II

Pope-Francis-celebrates-a-Holy-Mass-to-the-60th-anniversary-of-the-beginning-of-the-second-Vatican-Ecumencial-Council-Antoine-Mekary-ALETEIA

Antoine Mekary | ALETEIA

Padre José Ulisses Leva - publicado em 23/10/22

Qual o significado do aggiornamento falado pelo Vigário de Cristo? 

A bimilenar e atuante Igreja de Cristo está celebrando, em 2022, seis décadas da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, cujos trabalhos se iniciaram oficialmente em 11 de outubro de 1962. No limiar dos anos 1960, do século XX, no pontificado de São João XXIII, a Esposa de Cristo respondia às urgências do homem contemporâneo. 

Nos seus 2 mil anos de História, a Igreja de Cristo tem-se mostrado sempre presente e, coerentemente atuante, na sociedade em que está inserida. Os fatos históricos e os documentos pontifícios nos mostram o atualizar da Mãe e Mestra, em todos os tempos e em todas as circunstâncias. Nos Arquivos e nas Bibliotecas, há muito material que afirma a presença da Igreja, sobretudo quando pesquisamos e estudamos a atuação dos papas no exercício do Magistério Petrino. 

A eleição do Papa São João XXIII, em 28 de outubro de 1958, foi momento de alegria e expectativa. Qual seria o itinerário pontifício do ancião e recém-escolhido pontífice da Igreja de Cristo? Seria um papa de transição? Traria alguma novidade para a Igreja? Surpreenderia a humanidade? 

Em 25 de janeiro de 1959, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma, São João XXIII surpreendeu a Igreja e a humanidade, quando anunciou um Sínodo para a Diocese de Roma e um concílio ecumênico. Queria falar aos seus diocesanos, como Bispo de Roma. Queria falar aos homens e mulheres de seu tempo, como Sumo Pontífice da Una, Santa, Católica e Apostólica Igreja de Cristo. O que esperar de tais pronunciamentos? Qual o significado do aggiornamento falado pelo Vigário de Cristo? 

São João XXIII, desde o momento do anúncio do Concílio Ecumênico, não propôs nenhuma alteração na Doutrina Cristã. Seu desejo era apresentar Jesus Cristo ao mundo contemporâneo. A palavra aggiornamento ganhava força na voz do Pontífice Romano. O Santo Padre estava propondo uma atualização da Igreja. Nenhuma mudança na Doutrina Cristã, mas almejava a presença vivaz e comprometida dos cristãos no mundo. Para tanto, o Romano Pontífice apresentava, também, o Diálogo com os homens e as mulheres do nosso tempo. A Igreja de Cristo estava sendo atualizada na História. O Pontífice propunha o Diálogo Ecumênico, o Diálogo com os judeus e o Diálogo Inter-religioso, com todas as demais religiões.

São João XXIII, quando se dirigia aos católicos, falava com docilidade. Vislumbrava a Igreja como Mãe e Mestra, capaz de ouvir com atenção e admoestar com ternura. Expandia sua maneira de ser aos homens e mulheres de boa vontade. Exortava como um pai bondoso e com total gesto de misericórdia. 

Eram tempos difíceis para a humanidade, em 1958, quando o Papa João XXIII iniciou o seu pontificado. Quando anunciou o Concílio Ecumênico, em 1959, houve muitos questionamentos. Porém, quando o momento eclesial se iniciou, descortinavam-se alegria e confiança. Em 2022, lembrar e celebrar os 60 anos da abertura do Concílio Vaticano II se torna um alento para a Igreja de Cristo e uma esperança para a humanidade desejosa de tempos melhores. 

Tags:
DoutrinaHistória da IgrejaJoão XXIIIVaticano
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia