Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sábado 11 Maio |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

É pecado não acreditar na confissão nem no terço?

Confissão ao ar livre

episkopat.pl

Confissão ao ar livre

Pe. Cido Pereira - publicado em 13/06/23

O pe. Cido esclarece uma importante diferença entre as devoções e os sacramentos

Em sua coluna de perguntas e respostas no portal O São Paulo, o pe. Cido Pereira recebeu recentemente a mensagem de um leitor querendo saber se é pecado não acreditar na confissão nem no terço.

O pe. Cido começou explicando que não existe na Igreja a obrigação de rezar o terço, mas sim a recomendação e o convite. Ele observa que “as devoções, as novenas, as preces que a Igreja nos propõe são instrumentos que nos ajudam a orar e orar sempre como Jesus nos ensinou”. Ele acrescenta que também existem “muitas outras formas de orar e cada um é livre para escolher a que melhor se adapte ao seu jeito de ser”. Afinal, “o importante é orar”.

Feita essa consideração, ele deixa claro que outra coisa muito diferente é o sacramento da confissão, pois não se trata de uma “devoção opcional”, mas de uma verdade proclamada pelo próprio Jesus:

“Não acreditar na Confissão é falta de fé na Palavra de Jesus. Aí a coisa é mais grave. Não acreditar na Confissão é desmentir o próprio Cristo que instituiu esse sacramento. Lembre-se do Ressuscitado aparecendo aos apóstolos e dizendo-lhes: ‘A paz esteja convosco. Recebam o Espírito Santo. A quem vocês perdoarem os pecados, estes lhes serão perdoados. A quem vocês retiverem os pecados, eles serão retidos'”.

E convidou o leitor:

“Pense comigo: cada sacramento foi instituído por Jesus para significar um gesto salvador seu, continuado na história. O Cristo nos faz filhos de Deus no Batismo. O Cristo nos unge para a missão na Crisma. Ele nos alimenta na Eucaristia. Ele nos perdoa na Penitência ou Confissão. Ele nos cura na Confissão. Ele unge seus ministros na Ordem. Ele abençoa o amor humano no Matrimônio”.

Por fim, o pe. Cido reflete:

“Por que não acreditar na Confissão se o perdão recebido nesse sacramento é garantido pelo próprio Jesus? Pensemos na sabedoria desse sacramento. Quando nós confessamos os pecados, fazemos a experiência de nosso pecado e, ao mesmo tempo, a experiência da misericórdia de Deus. Ele gosta de perdoar e perdoa sempre que confessamos nossos pecados. Que possamos entender as maravilhas deste sacramento que nos reconcilia com Deus e com os irmãos”.

Tags:
ConfissãoRosárioSacramentosTerço
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia