Aleteia logoAleteia logoAleteia
Terça-feira 07 Maio |
Aleteia logo
Para Ela
separateurCreated with Sketch.

Meu namorado quer ir para o seminário. E agora?

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
Seminarista

Gregory Dean | Shutterstock

Yohana Rodríguez - publicado em 22/09/23

Isto pode ser uma surpresa para quem estava justamente pensando em se casar

Nos namoros católicos, pode acontecer que ele ou ela sinta o chamado de Deus a seguir outra vocação que não seja o casamento. E isto pode ser uma surpresa para quem estava justamente pensando em se casar.

Quando o relacionamento se encerra por causa da ida do namorado para o seminário, podem surgir dúvidas e culpas e é importante contar com ajuda para lidar melhor com a situação.

A primeira coisa a se considerar é que se trata do discernimento dele perante Deus. Mas, ainda assim, auxílios humanos podem ser bem-vindos, desde que honestos, imparciais e bem fundamentados.

A redação de Aleteia no México falou do assunto com Rosa Elba López Suro, psicóloga clínica do Centro Integral de Recuperação Familiar. Ela recordou, do ponto de vista da fé:

“Deus é sempre muito generoso. Então, se Ele quer que o meu namorado se santifique dessa forma e eu de outra forma, Ele vai cuidar também de mim”.

Rosa também deu alguns conselhos:

CONVERSE COM UM DIRETOR ESPIRITUAL

Um bom conselheiro para lidar com esta situação é um padre bem formado. Segundo Rosa, “ele pode sugerir e aconselhar o que você deve fazer. O diretor espirutual ajuda nesses processos porque os entende por experiência própria”.

CONVERSE COM UM PSICÓLOGO

Se a notícia é surpreendente e está difícil lidar com a perda, o atendimento psicológico prestado por um profissional qualificado ajuda a encontrar mais clareza e a lidar com os pensamentos e sentimentos que surgem.

CONVERSE COM DEUS

“Se queres o meu namorado como padre, o que queres para mim?”. É válido fazer essas perguntas a Deus. Pode ser uma provação na sua vida, mas é também uma oportunidade para discernir mais a fundo a própria vocação e propósito pessoal, além de reorganizar e aprimorar virtudes que você ainda não tinha trabalhado plenamente. Se você discernir que Deus a confirma na vocação ao matrimônio, dê o melhor de si para viver essa vocação com plenitude.

Para exercitar a sua fé, você pode visitar com mais frequência o Santíssimo Sacramento, participar da Missa, fazer retiros espirituais em que, no silêncio externo, Deus sopra as respostas que o seu coração anseia.

ACEITE A VONTADE DO SENHOR

Este é um momento para crescer no relacionamento com Deus. Ore com mais força e peça de Deus a graça de aceitar a Sua vontade, apesar da dor.

Prepare-se, inclusive, para outras possíveis reviravoltas: o fato de que o seu namorado vá entrar no seminário não garante que ele chegará de fato a ser ordenado, por exemplo. Afinal, ele próprio estará apenas iniciando uma nova fase do seu discernimento vocacional. Deixe isso também nas mãos de Deus e confie nos planos d’Ele.

Lembre-se: Deus sempre nos reserva recompensas inimagináveis quando nos pede um sacrifício.

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos

Tags:
NamoroPadresRelacionamentoVocação
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia